mardi 27 mai 2008

Berlin


Onde: Berlin

Quando: Março 2008

Onde Ficar: ficamos num albergue meia boca, mas relativamente bem localisado chamado Lettem Sleep 7, mas pelo que ja ouvi o melhor é o Circus, e o St Christophers Inn tb é bom. E não conheço ninguem que foi, mas acabou de abrir um Wombat por la. Wombat não pode ser ruim (e o de la é mto bem localizado)

Onde comer: Berlin eh meio que um templo da junk food então a gente variou ecleticamente entre hot dogs, cheese burgers do mac donalds de madrugada, curry wursts, calzones e etc.

Informação Geral: é a cidade em que a historia do seculo vinte aconteceu (do nazismo e comunismo até o advento das loiras gatinhas que gostam de indie rock) então turisticamente tem um zilhão de coisas pra ver

Primeira grande recomendação: arranje um mapa City Spy da cidade (antigo Spymap). Tb da pra ver na internet, e é de onde sairam 90% dos bares e boates em que a gente foi.

Onde sair:

Recomendação geral:
rolam varios livretinhos com a programacao dos zilhoes de bares e boates pra cada dia. eu nao segui nenhum mas parece ser util. hehe

Dr Pong: Prum inicio de noite completamente demente: é um bar em que a atração principal é uma mesa de ping pong. Não da nem pra explicar mas se voce se interessar em ver (ou fazer parte de) umas 30 pessoas jogando pingpong na mesma mesa com uma raquete numa mão e uma cerveja na outra enquanto um dj viaja na musica eletronica... é la.
A entrada parece um lugar abandonado mas pode entrar que é la mesmo. cerva a 2,50 e caução de 5 euros pra pegar raquete.

Roter Salon: Entrando pela traseira dum lugar que é algo como a opera de berlin, voce da num salão todo em que voce parece estar no teatro municipal (e nesse caso esta mesmo), todo iluminado em vermelho (roter é vermelho em alemao) e onde, na noite que eu fui tocou horas e horas do melhor indie rock que alguem pode pedir, dançado por um monte de loirinha do tipo que voce espera encontrar na alemanha.
Entrada 5 ou 7 euros, não lembro. Cerveja 3 euros o meio litro. Tem dia que eh indie, e dia que eh eletronico, tem que checar a programacao.

Magnet Club: 3 pistas de dança e musica que vai de amy winehouse a queens of the stone age. Não sei se demos sorte mas na noite em que a gente foi, rolaram desde patricinhas loirinhas a loucas alternativas a casais de lesbicas, a dançar em grupo com desconhecidos, a ficar amigo do DJ. Foi tão bom (de jet a qotsa passando por uma musica russa) que tenho até medo de recomendar e a pessoa se decepcionar. Não lembro quanto foi a entrada nem as bebidas, mas era barato.

Kaffee Burger: Onde voce encontra a fauna de Berlin ao som de musica disco russa do tempo do comunismo. Nada garantido em materia de mulher mas vale a pena mesmo assim. Entre os personagens encotrados tinha o johnny bravo, o coroa daçarino sedutor, a mortiça da familia adams (lenvando approach do coroa sedutor), o latino baixinho que acabou pegando uma gordinha muito maior que ele, o travesti (sera que era??) viajando no beat, o velho hippie (na foto!), o dj russo, pessoas com chapeus... e nao se assuste, tb tinha mulher e gente normal, so não eh tao legal de contar. Entrada 1 euro, bebida eu esqueci mas era barata.

Pub Crawl: o New Berlin pub crawl é meia boca mas na falta de opcao vale a pena. os 3 primeiros bares sao bem legais (principalmente o primeiro, chamado zapata, que entre outras coisas tem um dragão de metal soltando fogo de verdade), depois vai ficando ruim e o ultimo bar, que teoricamente é pra ser o grand finale bombante foi o pior de todos (mas muda sempre, entao talvez a gente tenha dado azar). Em resumo: aproveite a 1h de cerveja gratis no inicio, e fique bebado o bastante pra não ligar pros ultimos bares serem ruins.

Lugares em que eu não fui mas parecem ser bons:

Weekend:
uma boate no 8 (ou 9?) andar de um predio qualquer na alexander's platz. Night mais mauricinho em que é grande a chance de ser barrado se nao tiver com mulher. mas quem ja foi disse que é bom.

Panorama: me descreveram como a night da primeira cena do filme do Blade. va por sua conta e risco.

Turismo:

New Berlin Tours: esse free tour de berlin é conhecido como o "original" e é bom pra cacete mesmo. Leva umas 3 ou 4 horas e é a boa pro primeiro dia de viagem. Tem outros guias mais especificos (berlin nazista, berlin comunista.. ) que são pagos, alem do pub crawl que é organizado pelo mesmos caras. Checar o site pros horarios e lugares de partida. No free tour a galera costuma deixar 5 ou 10 euros de gorjeta pro guia no fim. os tours pagos custam 12 se eu não me engano.

Exposição Topography of Terror: num espaço aberto (entrada e audioguide gratis) tem essa exposição sobre o holocausto, que apesar de consistir basicamente em paineis com texto e fotos, e no audioguide, é legal (e pesada) pra caramba.

Pergamon Museum: um bom museu pra quem não gosta de passar muito tempo em museu. Consiste basicamente em 2 salas gigantescas recriando com as pedras e esculturas originais o templo grego de Pergamon e um dos portões da Babilonia. Da pra ver em menos de uma hora e é bem impressionante (apesar de nao ter nada a ver com a historia de berlin). Se nao me engano a entrada é 10 euros e o audioguide (muito bom) é incluido.

Aucun commentaire: