lundi 11 août 2008

Stockholm


Onde: Estocolmo
Quando: 08 a 11 de agosto 2008

Onde ficar: City Backpackers
bem localizado, quartos bons, internet de graça, sala comum.. so faltou vender alcool

Quando ir: De abril a setembro. Tamos no verão e eu passei frio. No inverno faz coisa de -20 facil...

Dinheiro: coroas suecas, pra converter pra euro é so dividir por 10 (100kr = 10 EUR)

Generalidades:
Terra do Volvo, da Absolute, da Ikea, do Premio Nobel e das loiras, a suecia é um lugar tão desenvolvido que na rua, em vez de pombo, tem gaivota. A cidade é toda entrecortada por agua e essa agua é tao limpa que o pessoal nada nela no verão.

O grande defeito que faz a suecia continuar perdendo pra alemanha: o governo é bem rigido com venda de alcool. Em supermercado normal so é permitido vender bebida até 3.5% de alcool. entao até as cervejas são vendidas em versao enfraquejada. So lojas especias podem vender vinho e alcool forte, e essas lojas pertencem ao governo e tem uns horarios de abertura de reparticao publica (fecham as 18h e quase nenhuma abre no sabado). Ou seja, ou planeje bem o porre, ou prepare-se pra gastar uma grana na night.

Falando em night: sim, não é mito, as suecas (e escandinavas em geral) sao bem liberadas em relação a fornicação e afins. Mas ao contrario da impressao que isso pode dar, as noites não sao uma explanacao desenfreada. Tentando me exprimir de forma a não ofender uma mulher hipotetica que pode um dia vir a ler esse blog, a diferença é que se a mulher quiser ficar contigo ela vai te dar mole sem vergonha nenhuma e basicamente te pegar... e se ela quiser dar, ela te chama pra casa e da.. simples assim...

Mas voltando aos assuntos mundanos:

Bares / Nights:

As nights classicas de estocolmo pelo que deu pra ver nao sao mega boates em que vao ter multidoes e djs super famosos, são mais clubs relativamente pequenos ou restaurantes e bares de hotel que viram noitada. O negocio la é "Posh" até dizer chega, então se quiser ter chance de entrar numa night dessas, chegue cedo (tipo 22h30 ou antes), bem vestido (ou vestido "com estilo"), e de preferencia tenha 25 anos ou mais (eles sempre pedem identidade). As principais dessas nights "chiques", a maioria nas quais eu não fui, são:

Bern:
Essa eu fui num domingo chuvoso e provavelmente so por isso consegui entrar. O lugar é irado, banda boa de jazzinho/soul tocando no inicio. Depois DJs com musica muito boa (de beatles a rock escandinavo), bastante mulher bonita, cerveja não muito cara...
Essa é A night mais famosa da cidade, e tentando ignorar toda a babaquice de precisar se preocupar com conseguir entrar, vale muito a pena.

Spy Bar:
bem no centrão, parece ser a mais "party" das night chiques. tentamos ir um dia tipo 1h da manha mas nao conseguimos entrar (normalmente fica uma multidao esperando atras do cordao pra entrar, e o cara da porta escolhe quem ele quer que entre)

White Room:
Recomendado por um amigo meu que mora la.

Cafe Opera:
Recomendado por um cara que é barman na Suecia

Fora isso, saindo totalmente das nights chiques, fomos numa night rock bem legal, mas quase desprovida de possibilidade de arrumar mulher:

Debaser:
Show de rock no inicio (qdo eu fui era uma banda mto boa, meio mistura de surf music com the hives), Dj bom depois, lugar bem legal, cerveja relativamente barata, uma parte separada ao ar livre. Não fosse a quase ausencia do tipo de mulher bonita que voce espera encontrar na suecia, tava muito bom

F12 Terrasen:
A night mais cagada da historia, saindo do Bern no domingo a noite, seguimos o barulho e encontramos essa mini night, meio que nas varandas/escadarias de um predio historico (um museu, ou um restaurante, sei la).
100k pra entrar, tava rolando uma noite meio caribenha que depois caiu pro funky, e paradoxos do destino: a night mais divertida (e mais pegação), as mulheres mais bonitas, e a galera mais gente boa, foi essa night, encontrada sem querer num domingo chuvoso a noite voltando pra casa pra dormir.

Absolute Ice Bar:
Sim, é um moh turist trap, mas mesmo assim é muito legal. Um bar da absolute todo feito de gelo.. paredes, balcao, mesas... até os copos sao de gelo (ou seja, termine o drink antes do copo derreter!) e na entrada voce recebe luvas e meio que um manto azul pra se esquentar. A entrada custa coisa de 180 dinheiros e da direito a um drink (e drinks a mais saem 85k cada)

Turismo:

Museu Nobel:
bem interessante, da pra ver rapidinho mas so vale a pena com a visita guiada (incluida na entrada), então é bom se informar sobre os horarios.

Moderna Museet:
O museu de arte moderna da cidade. Achei muito bom. Não é muito grande (da pra ver tudo em 1h30) mas achei pau a pau com o Pompidou.

Vasa Museet:
Um navio de guerra naufragado dos anos 1700 que foi encontrado no fundo do mar, restaurado, e agora ta inteiro num galpao gigante com uma exposicao bem legal sobre ele. é o museu mais visitado de estocolmo.

Skansen:
Um museu a ceu aberto que é meio que um mega parque com varias construcoes de epoca e coisas tradicionais da suecia. tem tipo moinhos de tecido em que dentro fica uma mulher explicando como se fazia tecido antigamente, igrejas, casas, fabricas antigas, etc. Tudo é de verdade e foi no maximo transportado pra estocolmo.

Aucun commentaire: